É muito bom viajar, quebrar a rotina, mas também e muito bom voltar, retomar ao mesmo canto da sala, voltar à rotina de antigamente, rever amigos, a escola.
Passado o alvoroço da volta, quando a rotina se instala,faço uma revisão do que deixei em casa, confiro tudo, inclusive o passarinho, vai conferindo com grande felicidade e empolgação, ao ver que todos estão vivos e em felizes. As graúnas estão no seu melancólico canto, não consegui arrumar maridos para elas.o galo-de-campina ,feliz como sempre destaca se dos demais com seu magnífico canto, e de um por um , verifico como todos estão.
Aos poucos vou me informando do que ocorreu durante minha ausência e me dou conta de dois fatos a registrar e lamentar. Primeiro foi o louro, que numa manha, servindo-se da ausência dos donos da casa, cumprindo uma crise que deu lá nele, soltou-se derrepende, com uma habilidade espetacular e voou para o galho de uma arvore próxima a minha casa, depois foi mais para cima. a chegar lá não conseguiu mais descer, foi preciso esperar que os meninos da fim da rua chegasse para tirar-lo de lá.
O outro fato lamentável foi à morte do gato, que já tinha ate a sua biografa escrita por quem assina essas mal traçadas linhas e publicada em jornal. Ao chegar perto de minha casa , magro, triste, sem alegria, peguei-o e o cudei, bastante bem, ate que ficou , bem alegre.Era engraçado que sempre me esperava chegar deitado na janela da vizinha. Passou uma única noite fora de casa, com uma gata preta da vizinha, o qual falava muito mal. Morreu na minha ausência, felizmente foi assistido, morreu devagarzinho, adoeceu, foi tratado ate a morte, como merecia. Ainda foi caluniado, disse que ele não conseguia corresponder aos desejos da gata saliente, tudo mentira, ele estava mesmo era doente.
Características:
A crônica e narrada em 1°pessoa, trata-se de uma crônica narrativa, onde o autor narra fatos passados, tem uma linguagem não muito arcaica, de fácil compreensão.E deixa bem claro o envolvimento de suas emoçoes.
Comentários:
Na crônica, Milton Dias fala que ao voltar de suas férias gosta de ver seus pássaros, ai ele quer diz que ao voltar de férias gosta de ver se todos os seus pássaros ainda estão bem,fica muito triste ao saber da morte de seu gato e que seu louro tentou fugir.
Ele deixa bem claro que gosta de suas coisas do jeito que deixa ficar.E que adorava seus bichos.